Os florais foram desenvolvidos inicialmente na Inglaterra pelo Dr. Edward Bach, importante médico bacteriologista, na última década de 30. Depois disso, seguindo sua inspiração outros sistemas florais foram criados.
Segundo Edward Bach “os Florais tratam o sofrimento da Alma da pessoa”. É um método de tratamento dos sofrimentos emocionais, não das doenças. Sabemos, porém, que quanto mais amenos os sofrimentos menos transtornos orgânicos teremos. Assim, encontramos na terapia floral um meio de tratamento sutil e poderoso, que ajuda a pessoa a lidar de uma forma diferente com sua própria doença, possibilitando sua libertação de um padrão limitante para atingir um padrão de saúde. As vibrações das flores correspondem a diversas características da personalidade humana, mas em seu estado puro, perfeito. Essas essências harmonizam as emoções, restabelecendo o equilíbrio interior.
Os florais agem de forma a desmanchar as couraças de cada um, resgatando a espontaneidade, autenticidade, em busca do equilíbrio e da saúde.
As essências florais podem ser usadas por todos, desde o bebê até o idoso, sem qualquer risco ou efeitos colaterais. Tratamentos com essências florais podem ser realizados de forma concomitante a outras terapias, mesmo ao uso de remédios da medicina convencional, homeopáticos, fitoterápicos.