A Homeopatia é uma especialidade médica no Brasil desde 1978. Prima pelo tratamento da totalidade do indivíduo apoiando-se na Lei dos Semelhantes postulada por Hipócrates, que diz que “semelhante cura semelhante”. Samuel Hahnemann, o pai da Homeopatia, costumava afirmar que Deus, em sua infinita bondade, devia ter deixado um método de cura que fosse simples e que estivesse facilmente disponível para nós na natureza.

A origem destes medicamentos são, portanto, as plantas, os minerais e os animais. Assim, Hahnemann elaborou um método de tratamento que utiliza elementos da natureza na forma diluída e dinamizada.



O medicamento é um elemento da natureza em estado bruto, que passa por um processo de trituração, diluição e dinamização e então carrega dentro dele o potencial curativo daquela pessoa, ou daquela situação de adoecimento.

Atenção para não confundir fitoterapia e homeopatia. São terapêuticas diferenciadas que podem ou não se somar de acordo com a indicação médica. Na fitoterapia a medicação encontra-se na forma bruta, utilizamos as folhas, as raízes ou as flores das plantas para dispensação na forma de pó, extrato ou tintura. Na homeopatia a medicação encontra-se na forma diluída e dinamizada e ela provém da natureza como um todo, não apenas das plantas.


:: Assista o vídeo e conheça mais sobre os benefícios da Homeopatia