CROMOTERAPIA
Define-se Cromoterapia, como a ciência que utiliza cores do espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.
Ao redor do nosso corpo (físico) existem camadas de energia que vão se sobrepondo, da mais densa à mais sutil, comparativamente às cores do Arco-Íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e lilás. Essas são suas 7 cores, e elas já estão dispostas de acordo com sua freqüência, da mais lenta (vermelho), à mais rápida (lilás). Sendo que a mais densa (vermelho) estará mais próxima do físico, enquanto que a mais sutil (lilás), mais distante.
A principal forma de ligação entre essas camadas (ou corpos) de energia são os Chakras, e cada um, de baixo para cima, está relacionado e correspondem com as mesmas cores citadas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e lilás.
A principal forma de ligação entre essas camadas (ou corpos) de energia são os Chakras, e cada um, de baixo para cima, está relacionado e correspondem com as mesmas cores citadas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e lilás.
Com a identificação do Chakra, portanto, da região do corpo com variação irregular de Energia, a Cromoterapia vai procurar corrigir esses desvios, retornando ao equilíbrio o nível de Energia do Ser. Quando houver pouca, será aumentada, quando em excesso, diminuída. A idéia disso é que quanto mais irregular for o nível de Energia de um determinado local, maior será a sensibilidade para desequilíbrios físicos.
De forma resumida temos as cores correspondente aos Chakras (da cabeça, aos pés):
lilás - temas mais elevados, auxilia a meditação e elevação; refere-se ao plano sutil;
ìndigo - ligado à intuição e assuntos da mente (mais racional); refere-se à cabeça;
azul - ligado à fala (sapos engolidos; inibição para se expressar); corresponde à garganta;
verde - plano intermediário entre os demais; ligado ao pulmão e coração;
amarelo - nervosismo e agitação; ansiedade no plano material, auto-expressão; ligado ao estômago, fígado, baço, etc.;
laranja - relacionado à hereditariedade e situações conjugais no plano material; ligado aos órgãos sexuais e rins;
vermelho - é o plano mais denso (ou material), ligado à estrutura do Homem em seu caminho; refere-se às pernas e pés;
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza...